Desde 2018 a NovaAgri está empenhada em atuar no mercado de forma mais sustentável, desenvolvendo ferramentas que auxiliam na tomada de decisão com 100% das áreas de originação de grãos analisadas e monitoradas, utilizando tecnologia via sensoriamento remoto e sistemas de informação geográfica para monitorar e assegurar a sustentabilidade em toda a cadeia de fornecimento da empresa, conforme os rígidos parâmetros da nossa política de sustentabilidade.
Assumimos diversos compromissos a fim colaborar com a sustentabilidade no agro:
Somos signatários do pacto da Moratória da Soja desde 2016, por meio da Associação Nacional dos Exportadores de Cereais (ANEC).
A Moratória da Soja é um pacto comercial mundialmente reconhecido idealizado em parceria pela Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (ABIOVE) e Associação Brasileira dos Exportadores de Cereais (ANEC) com o governo e sociedade civil. Ela é um compromisso de não comercializar, nem financiar, soja produzida em áreas que foram desmatadas no Bioma Amazônia após julho de 2008.
É realizado anualmente uma auditoria externa para averiguar se a empresa está cumprindo com todos os compromissos do pacto, no último processo realizado para a safra 2019/2020 a NovaAgri recebeu a avaliação ÓTIMO no sistema de gestão, obtendo a classificação máxima entre todas as empresas signatárias.
Desde 2021 somos signatários do Protocolo Verde de Grãos por meio da Associação Nacional dos Exportadores de Cereais (ANEC).
O Protocolo Verde de Grãos do Pará foi idealizado pelo Ministério Público do Pará em parceria com as empresas privadas, com o intuito de estabelecer critérios e diretrizes para as transações comerciais, a fim de evitar que os grãos originados provenham de áreas ilegalmente desmatadas no Estado do Pará.
É realizado anualmente uma auditoria externa para averiguar se a empresa está cumprindo com todos os compromissos do pacto.
A NovaAgri assumiu um compromisso de não originar grãos de fornecedores e empresas que estão incluídas na lista suja do trabalho escravo, disponibilizada pelo Ministério do Trabalho. É feito um monitoramento de toda a carteia assim que a lista é publicada.
A NovaAgri assumiu um compromisso de não originar grãos oriundos de áreas que possuam sobreposição com terras indígenas estabelecidas pela Fundação Nacional do Índio (FUNAI).
A NovaAgri assumiu um compromisso de não originar grãos oriundos de áreas que possuam sobreposição com Unidades de Conservação estabelecidas pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) e ICMBio.
A NovaAgri assumiu um compromisso de não originar grãos oriundos de áreas que estejam inseridas na lista de embargo disponibilizada pelo IBAMA e Secretarias do Meio Ambiente Estaduais.